Pular para o conteúdo principal

Morre Nicholas Winton, o 'Schindler britânico', morre aos 106 anos

Sir Nicholas Winton, em outubro de 2014 (Foto: Michal Cizek/AFP)

Nicholas Winton, o 'Schindler britânico', morre aos 106 anos

Ao longo de 1939, ele levou 669 crianças de Praga a Londres durante a ocupação nazista


Nicholas Winton
O 'Schindler britânico' Nicholas Winton morreu aos 106 anos(VEJA.com/Getty Images)
Nicholas Winton, britânico de origem alemã que salvou centenas de crianças dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, morreu nesta quarta-feira aos 106 anos. Conhecido como o "Schindler britânico", Winton levou de trem 669 crianças da cidade de Praga, capital da República Checa, a Londres ao longo de nove meses no ano de 1939.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, lamentou a perda nas redes sociais. "O mundo perdeu um grande homem. Nunca devemos esquecer a humanidade de 'Sir' Nicholas Winton ao salvar tantas crianças do Holocausto", afirmou no Twitter.
LEIA TAMBÉM:
Nascido em Londres, filho de judeus alemães que trocaram o sobrenome Wertheim por Winton e se converteram ao cristianismo, Nicholas Winton organizou o Czech Kindertransport, oito trens que partiram da antiga Checoslováquia à Inglaterra para afastar crianças da ocupação nazista em Praga. Na capital inglesa, Winton encontrava famílias que pudessem cuidar das crianças refugiadas.
Winton era um corretor de ações em Londres de apenas 29 anos quando, em dezembro de 1938, trocou uma viagem de férias que faria à Suíça para ir a Praga com um amigo que ajudava refugiados. No ano seguinte, ele resgatou centenas de crianças que acabariam nos campos de concentração nazistas sem sua ajuda, mas seu feito só se tornou público cinco décadas depois - ele manteve seus esforços em segredo até sua esposa encontrar, no sótão, uma pasta contendo listas de nomes de crianças e cartas de parentes.
No ano passado, ele recebeu a Ordem do Leão Branco em Praga e, em 2003, ganhou o título de cavaleiro, concedido pela rainha Elizabeth II, pelo qual passou a receber o tratamento de "Sir". Em 2010, o governo britânico concedeu a Winton a medalha de Herói do Holocausto.
Em 1988, a rede britânica BBC surpreendeu Winton ao reunir alguns sobreviventes do Holocausto resgatados por ele. Confira o momento em que ele descobre a surpresa:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda