Pular para o conteúdo principal

Tarcila, a marca da discrição como primeira dama

BASTIDORES DA POLÍTICA

Tarcila, a marca da discrição como primeira dama


A marca da ex-primeira-dama do Amazonas e de Manaus, Tarcila Prado de Negreiros Mendes, falecida na tarde de ontem aos 74 anos, em São Paulo, onde se encontrava em tratamento de saúde, foi a discrição. Esposa do ex-governador e ex-prefeito Amazonino Mendes, foi por três vezes primeira-dama do Estado e da cidade de Manaus, num período de 29 anos. Começou nos anos 1960 o que seria uma brilhante carreira política, como líder estudantil e primeira presidenta da UESA, durante a ditadura militar. Foi ela quem ‘puxou’ o colega estudante Amazonino para as lutas estudantis, mas ao casar-se com ele, preferiu deixar para o marido o brilho da política. Mesmo sendo advogada, juíza do trabalho e presidente da extinta LBA, Tarcila foi uma exceção como primeira-dama, por sua postura serena e discreta.
Mesmo sem atuar diretamente no poder, construiu amizades e ontem mereceu elogios de políticos como o senador Omar Aziz, que lhe prestou homenagem da tribuna do Senado.

SÓ MALDADE...
Lamentando o uso das redes sociais por ‘militantes’ políticos adversários para divulgar ‘maldades’ contra o governador José Melo, o deputado tucano Bi Garcia desmentiu as contra-informações sobre o projeto de lei que será votado hoje pela Assembleia Legislativa, aumentando o repasse do Estado para o fundo do Amazonprev. “É mentira que os funcionários públicos vão contribuir para cobrir um rombo de 60 milhões mensais do Amazonaprev”, disse Bi.
VIAGEM NO TEMPO
O resumo dos processos julgados na 32ª sessão do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, sob a rubrica do secretário do Tribunal Pleno, Mirtyl Levy Júnior, fez uma viagem no tempo ao receber a data de 26 de setembro de 2015 e sair publicado no Diário Oficial Eletrônico de 9 de setembro de 2015.


HEVERLÂNDIA, LEMBRAM DELA ?

Pelo menos 35 anos depois a velha estrada denominada Heverlândia, com 84 km de extensão, que liga à BR-319 a comunidade de Democracia, no rio Madeira, atravessando até a cidade de Manicoré, está sendo toda asfaltada pelo governo do Estado. Ontem o deputado Orlando Cidade lembrou que a estrada era um dos sonhos do saudoso governador José Lindoso, que pretendia ressuscitar a cultura da borracha na calha do Madeira na década de 1980, através do Programa Probor I e II
BIS, 100 ANOS

Os 100 anos do 1º BIS e os 50 anos do CIGS serão homenageados hoje com sessão especial na Assembleia Legislativa. A proposta é do presidente Josué Neto, que destaca a atuação das duas unidades militares na Amazônia e sua importância para a defesa e preservação da região. 
Direito de Resposta

"Em resposta à nota “crise na Unimed Manaus”, publicada no Portal do Holanda no dia 9 de setembro de 2015, a Unimed Manaus vem a público esclarecer a verdade dos seguintes fatos:
Não existe nenhuma negociação de venda da Unimed Manaus para qualquer outra operadora de plano se saúde.
A primeira cooperativa médica do Estado, que possui 36 anos de existência e a melhor rede médico-hospitalar da região, reitera que vem cumprindo seus compromissos com os seus mais de 200 mil beneficiários e investindo para o aprimoramento  constante da excelência em seus serviços.
Sobre outra nota publicada pelo Portal do Holanda, a Unimed Manaus informa que não restringe horários de marcação e realização de quaisquer tipos de exames; ao contrário, disponibiliza aos seus beneficiários e clientes particulares uma ampla rede de clínicas conveniadas, além da opção de realizá-los 24 horas por dia em seu moderno centro de diagnóstico por imagem, localizado no hospital Unimed Parque das Laranjeiras.
A Unimed Manaus respeita a liberdade de imprensa e apoia o jornalismo feito com ética, em que todas as partes são ouvidas, para que o que for publicado seja tão somente a verdade dos fatos.

Unimed Manaus"
SEM ASSINATURA
A prestação de contas do exercício de 2014 do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Canutama não foi aceita pelo juiz Jefferson Galvão de Melo da 13ª Zona Eleitoral. Tudo porque a peça inicial não foi assinada por advogado. Só restou ao magistrado mandar arquivar o processo. na mesma situação foram enquadrados o PTB, exercício de 2013 e o PP, exercício de 2014.
QUASE UMA PRECE
Empolgado com a notícia de que trechos da BR-319 - a Manaus/Porto Velho -, assim com da BR-230 vão ser recuperados, o deputada Adjuto Afonso (PP) quase entoa uma prece ao dizer que, se as estradas forem recuperadas, as regiões do Madeira, Manicoré e até do Purus terão desenvolvimento. Por enquanto, o que se tem é a promessa do Dnit, se vai virar serviço com todos os cortes de recursos no governo federal é outra coisa.
JOGANDO PARA A PLATEIA
Pode até não ser, mas jogar com a plateia com uma eleição municipal à vista deve render votos. É o caso do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN) que quer porque quer aprovar o passe livre para estudantes e já está articulando audiência pública sobre o tema na próxima sexta-feira, 13. Se ele conseguir emplacar o passe livre, quem vai se dar mal é a população, que paga tarifa normal.
PIRES NA MÃO
A falta de grana nos cofres da União levou o relator da receita da proposta orçamentária de 2016, senador Acir Gurgacz (PDT-RO) a levantar a possibilidade de transferir recursos do Sistema S, cerca de um terço, para a União. A providência, que está em análise, se estenderia pelos próximos três anos. São os empresários financiando o governo petista, de novo e a contragosto-portal  do  Holanda 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda