Pular para o conteúdo principal

CAVALO AMARELO – QUARTO SELO

CAVALO AMARELO – QUARTO SELO

 “E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.” – Apocalipse 6:7-8
Como se já não tivesse havido morte suficiente pela guerra e pela fome, o quarto cavaleiro chama-se Morte. A questão portanto é: a coisa que tá ruim tende a piorar e isso é o que vejo de mais marcante não só à medida que as coisas acontecem no livro da Revelação mas também nos sinais da proximidade do tempo do fim.
Quando falo de tempo do fim, estou trazendo uma visão futurista, pré-milenista, ou seja, que as coisas reveladas no livro do Apocalipse de S. João ainda não aconteceram e o Reino de Cristo é vindouro. Há outras teorias, que também estudarei em outras publicações e não devem ser desconsideradas. A que trago é a mais popular para nós.
Este cavaleiro chega para fechar um ciclo de acontecimentos catastróficos que chegaram com o Anticristo, o líder da Nova Ordem Mundial. Quando é aberto o quarto selo, a terra é assolada com coisas além da fome e da guerra.
Por feras da terra Orlando Boyer entende que as feras, animais ferozes e selvagens mesmo, serão responsáveis pela morte de milhares de pessoas. Mas se feras da terrafor algo figurativo, pode significar qualquer coisa não-humana que ameace a humanidade, desde robôs construídos pela própria humanidade para guerra que saiam de controle (e a franquia Terminator, aqui no Brasil intitulada O Exterminador do Futuro, teria razão hahaha) até seres biológicos microscópicos, mas aí poderemos acabar entrando na peste, prevista também no versículo 8. Peste. Doenças, epidemias, pandemias. Talvez a forma que o cavaleiro amarelo tem sido mais popularmente representado é na forma de epidemias.
Durante a Idade Média, a Europa foi devastada pela Peste Negra (que na realidade seria Morte Negra, do inglês Black Death) e muitos acreditaram e ainda acreditam que os fatos previstos no Apocalipse cumpriram naquela época! Sim, durante a Idade Média! Dominação da Igreja Católica, guerras, cruzadas, a Peste Negra… há muita coisa que poderia se encaixar com o Apocalipse, mas não com a visão futurista que é a que estou estudando agora.
Assim, para mim, o cavalo amarelo é a morte trazida pela fome, guerra, peste e ameaças não-humanas (mas eu não disse alienígenas ainda, então não tirem conclusões precipitadas disso, ufólogos de plantão).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda