Pular para o conteúdo principal

Emenda do vereador Everaldo Fogaça homenageia jornalistas

Everaldo Fogaça com Solano Ferreira II e outras 33 pessoas.
Emenda do vereador Everaldo Fogaça homenageia jornalistas
O Plenário da Câmara Municipal aprovou por 14 votos a favor e seis ausências, a Emenda modificativa do vereador Everaldo Fogaça (PTB) que homenageia os jornalistas Paulo Queiroz, Rita Furtado e Sued Pinheiro.
A emenda foi acrescida ao Projeto de Lei Complementar nº 3.359/2016, de autoria do Executivo Municipal, que dá nome a cinco ruas do Loteamento Cidade de Todos I e II, na Zona Leste da cidade.
Segundo o vereador, o Projeto do Executivo previa a nomenclatura das ruas com nomes inexpressivos e resolveu nomeá-las homenageando profissionais de relevância do jornalismo e que deixaram seus legados e seus exemplos à imprensa rondoniense.
Dessa forma, os nomes das cinco ruas serão assim denominados: Olavo Pires e Sérgio Melo (nomes dados pela Prefeitura), Sued Pinheiro, Rita Furtado e Paulo Queiroz.

Como são criados os nomes de ruas nas cidades?

O nome da uma rua é algo tão comum que as vezes nem nos perguntamos de onde vem aquele nome ou quem atribuiu e de que forma isso foi feito. Veja a explicação neste artigo.
O nome das ruas e bairros de uma cidade é uma forma de identificação que é usada pelos poderes públicos, por empresas e as pessoas em geral. Sem os nomes seria muito complicado uma pessoa situar-se em uma cidade ou mesmo locomover, para entender isto basta chegarmos a uma cidade diferente da nossa. A verdade é que todas as ruas precisam identificação e veremos abaixo como isso é feito.

Como são criados os nomes de ruas?

Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara dos Vereadores, inclusive em algumas situações essas definições ocupam boa parte dos projetos que são analisados, discutidos e aprovados na câmara. Mas a decisão dos nomes, embora seja dos vereadores, nem sempre eles partem deles. A comunidade pode fazer esta sugestão levando em conta o nome de uma pessoa que foi importante para aquela comunidade e agora eles desejam prestar uma homenagem póstuma e manter a memória das pessoas com o nome de alguém que teve importância para a comunidade. Um detalhe importante é que na maioria das cidades brasileiras os nomes de ruas só podem ser atribuídos a pessoas já falecidas.

Nomes comuns

Tiradentes, Castelo Branco, Getúlio Vargas, Avenida da Saudade, Dom Pedro e outros nomes são muito comuns em boa parte das cidades. Geralmente os nomes de ruas são atribuídos a grandes políticos, personalidades importantes no cenário nacional ou local, como ex-prefeitos, ex-presidentes, entre outros.

Nomes de estados, cidades e países



Mas nem sempre o nome de uma rua é atribuído a uma pessoa. Av da Saudade, por exemplo, é um nome muito comum para a rua que passa em frente ao cemitério. Já os nomes de cidades, estados e países também aparecem com bastante frequência. Em algumas cidades as avenidas que servem como ligação as rodovias que dão acesso a outras cidades, por exemplo, costuma levar o nome da cidade de destino. Quando os nomes de estados, cidades e países são atribuídos a ruas, normalmente eles são feitos no mesmo bairro, como pode ser visto no exemplo do mapa acima que é da cidade de Campinas no interior de São Paulo.Então  assim  parabéns  meu amigo Everaldo  pelo   bom  trabalho   é assim  que se faz   que Deus lhe der muita sorte  e  Saúde  e os  amigos  aqui   na Terra e os outros  lá  do  Ceu digam  amém  !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda