Pular para o conteúdo principal

O que vem a ser, uma pessoa pobre de espírito?

O que vem a ser, uma pessoa pobre de espírito?



 Leia mais sobre Bem-aventurança

 Olá Ana de Rgt!
A expressão “pobre de espírito” encontramos nas Bem aventuranças que conhecemos quase que décor. Assim penso que parte da compreensão das bem-aventuranças já possuímos. Pois as Bem-aventuranças norteiam nossa vida cristã. Ela é chamada de carta magna do cristianismo.
Querendo responder a pergunta, consultei vários comentários, e foi ai que me deparei com uma partícula “de” que determina a interpretação da expressão “pobre de espírito”.
A pergunta pede pelo significado da pessoa “pobre de espírito”, para a expressão temos uma interpretação da partícula “de”. Parecendo-me que uma interpretação a partir desta tradução não estaria tão bem assim.
Consultei o Novo Testamento grego de Nestlé –Aland e no texto original não tem a partícula “de” mas sim um dativo com a tradução de “em”. Se optarmos por esta indicação e traduzindo “pobres em espírito” a interpretação e compreensão será totalmente diferente.
Para o primeiro caso “pobre de espírito” se pode interpretar com o significado de a ser "pobre de espírito". Isto é ter aquela característica fundamental de perceber que se é espiritualmente vazio, e que somente confiando em Deus se pode preencher esse vazio. Reconhecendo que é espiritualmente pobre, a pessoa humilde de espírito conhece a sua própria necessidade.
Para o segundo caso “pobre em espírito”, sou inclinado aceitar esta tradução, não só porque vem do grego original, mas que nos ajuda a viver melhor o espírito desta bem-aventurança. A conclusão de Mateus para esta bem-aventurança não é para falar apenas dos pobres, mas para falar dos “pobres em espírito”, que é diferente. O que significa então a expressão? Para Mateus os que vivem em espírito de pobreza descobrirão seu verdadeiro lugar diante de Deus. Somos dependentes de Deus para viver, mas também dos nossos semelhantes. Deus conosco (Emanuel) e nós todos juntos.
Mateus quando escreve sabe muito bem que existem pobres que tem espírito de rico.
São aqueles que vivem imaginando que chegará para eles a felicidade, quando serão ricos. (exemplo ganhando o prêmio da loteria ou da loto, ou a vida de negócio está muito bem e lucrativa).
Sabemos que neste mundo não existe nada de pior do que um pobre com espírito de rico. O ensinamento é este: sabendo repartir liberdade e a vida estaremos construindo o reino de Deus. Este reino de Deus deve ser visto e vivido como um reino onde existe a liberdade e vida para todos.
Consulta:
RIENECKER, FRITZ – ROGERS, CLEON, Chave lingüística do Novo Testamento grego, Editora Vida Nova, São Paulo, 1985.
NESTLE-ALAND, Novum Testamentum Graece, Deutsche Bibelstiftung Stuttgard, 26 edição, Alemanha, 1981.
STORNIOLO, IVO, Como ler o evangelho de Mateus, O caminho da Justiça, Série como ler a Bíblia, Paulus, 5 edição,  São Paulo, 1992.
Bíblia de Jerusalém, 1980
Bíblia Almeida, 1995
20907 visitas


8 comentários

  • Daniel (curitiba) - 04/02/2016
    Hoje irmãos Deus abriu os meus olhos ,e quero em nome de Jesus ser sempre pobre de ou em espirito diante de Deus ate a vida de Cristo,sempre temos q lembrar q satanás caiu por causa do orgulho e pq não se subimeteu a vontade de Deus,por esse motivo q pra ele não tem mais jeito já esta condenado ,mas para nos se nos humilharmos diante de Deus e nossa pobreza como diz tiago4:7ao 10 Deus nos recompensara talvez não aqui mas na eternidade para o todo sempre aonde ninguém poderá nos fazer mais mal amem. Maranata ora... 
  • Daniel (curitiba) - 04/02/2016
    Paz do Senhor Jesus irmãos. Eu era drogado e conheci ao Senhor Jesus ,ouvindo sua palavra num centro de recuperação por nome de betel,la Deus me deu a oportunidade de aprender e ler muito de sua palavra,com isso ,depois q eu sai do centro de recuperação,fui pra igreja e estou la ate hoje graças a Deus,porem,depois de ter ficado um ano e meio lendo e aprendendo sobre a palavra no centro de recuperação adiquiri um grande conhecimento q muitos dos irmãos da igreja com tempo de casa 5,10,15 anos não t... 
  • Luís carlos (Caucaia) - 11/01/2016
    Pobre de espírito tem a ver Com humildade, carência da presença de Deus. Por isso Jesus disse: pois dele é o Reino dos céus. Marcos: 1. 15 arrependimento. Mateus: 3.2 arrependimento Só reconhece que Jesus é o Senhor é um pobre de espírito. Há!! Tem rico que também e pobre de espírito.
  • sabrina (porto alegre) - 05/01/2016
    acho também que pobre de espirito são pessoas que tem o ego muito alto , sao arrogantes ,independente de estar ou nao na Igreja de ser envangelico ou naopobre de espirito fazem fofoca nao sao exempolos dentro de sua casa ,pessoas negativas , que nao perdoam, que usm a religiao para se esconder, finge amar deus, nao ajuda o proximo a comunidade , nao tem respeito com a natureza é egoista,ignorante, isso pra mim é pobre de espirito.
  • DBonfim (Jaguarari) - 09/11/2015
    A expressão “pobre de espírito”, embora consagrada, NÃO CORRESPONDE AO QUE CONSTA DO TEXTO GREGO. No grego não consta “PTOCHOI TOU PENUMATOS” (pobres de espírito), mas sim “PTOCHOI TO PNEUMATI” (pobres EM (ou PELO) espírito). De fato, ser “pobre de espírito” é o mesmo que CARECER DE ESPÍRITO, algo descabido como condição de felicidade. O evangelho não exalta a carência de espírito, mas sim, fazer-se pobre (ou como os pobres, independentemente da condição financeira) para acolher o Reino. Πτωχ ... 
  • Gabriely (RO) - 09/11/2015
    Penso que sua interpretação sobre o que seja espírito esteja incorreta. Acredito que você confunde alma e espírito, como se fossem uma coisa só. Para maior esclarecimento sugiro que assista a pregação da Pastora Sarah Sheeva sobre Cura Interior e Santidade. Logo abaixo está o link. E aquelas pessoas, como por exemplo, os psicopatas, ou as pessoas insanas seriam eles os "pobres de espírito?". Obrigada. https://www.youtube.com/watch?v=Ig0mNEm8FaU Cura Interior e Santidade - Pra. Sarah Sheeva
  • Ricardo Diniz (São Paulo ) - 23/09/2015
    A Paz de Deus com todos! Ser pobre de (ou "em") espirito, é a ausência do nosso ego diante de Deus. Abs a todos.
  • DOUGLAS BORGES DA SILVA (Várzea Paulista) - 22/11/2014
    Em Mateus 5;3 está: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Entendo que o pobre de espírito é aquele que só tem um espirito que o domina, o espírito de Deus, por isso ele verá à Deus. Quem é rico de espirito é possuído, dominado, incentivado, ora por um , ora outro espírito e assim diversos espíritos tem poder sobre esta pessoa.

Comentários

  1. Assim ,pobre de espirito talvez são aqueles que sem saber fazem de suas vidas um eterno saco de inveja !

    ResponderExcluir
  2. São também os que falam mau do Pai da Mãe e de todos afial

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda