Pular para o conteúdo principal

Quem é Gogue de Magogue, mencionado no livro de Ezequiel?

Quem é Gogue de Magogue, mencionado no livro de Ezequiel?

Por muitos anos, nossas publicações explicaram que Gogue de Magogue é o nome dado a Satanás, o Diabo, depois de ele ter sido expulso do céu. Por que pensávamos assim? Porque o livro de Revelação identifica Satanás como o líder do ataque mundial contra o povo de Deus. (Rev. 12:1-17) Então, entendia-se que Gogue era outro nome profético para Satanás.
Mas essa explicação levanta perguntas importantes. Pense nisto: referindo-se ao momento em que Gogue é derrotado, Jeová diz com respeito a ele: “Entregar-te-ei por alimento às aves de rapina, às aves de toda espécie de asa e aos animais selváticos do campo.” (Eze. 39:4) Daí, Jeová acrescenta: “Naquele dia terá de acontecer que darei ali a Gogue um lugar, uma sepultura em Israel . . . ali terão de enterrar a Gogue e toda a sua massa de gente.” (Eze. 39:11) Mas será que uma criatura espiritual pode ser devorada por “aves de rapina” e “animais selváticos do campo”? Será que Satanás pode receber “uma sepultura” na Terra? A Bíblia não diz que Satanás será devorado ou enterrado; ela mostra claramente que ele ficará aprisionado num abismo por mil anos. — Rev. 20:1, 2.
Somos informados de que, no fim dos mil anos, Satanás será libertado do abismo e “sairá para desencaminhar aquelas nações nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de ajuntá-los para a guerra”. (Rev. 20:8) Mas como Satanás pode desencaminhar a Gogue, se ele mesmo é Gogue? Assim, concluímos que “Gogue” não se refere a Satanás nem no livro de Ezequiel nem no livro de Revelação.
Quem, então, é Gogue de Magogue? Para responder, precisamos pesquisar as Escrituras e descobrir quem ataca o povo de Deus. A Bíblia não fala apenas do ataque de ‘Gogue de Magogue’, mas também do ataque do “rei do norte” e do ataque dos “reis da terra”. (Eze. 38:2, 10-13; Dan. 11:40, 44, 45; Rev. 17:14; 19:19) Será que eles representam ataques separados? Dificilmente. Tudo indica que a Bíblia está se referindo ao mesmo ataque usando nomes diferentes. Por que podemos chegar a essa conclusão? Porque as Escrituras nos dizem que todas as nações da Terra estarão  envolvidas nesse ataque final, que provocará a guerra do Armagedom. — Rev. 16:14, 16.
Linha do tempo sobre o ataque de Gogue de Magogue, começando com o início da grande tribulação
Quando comparamos todas essas referências bíblicas sobre o ataque final contra o povo de Deus, fica claro que o nome Gogue de Magogue não se refere a Satanás, mas a uma coalizão de nações. Será que essa coalizão será liderada pelo figurativo “rei do norte”? Não podemos afirmar isso. Mas essa ideia parece estar de acordo com o que Jeová diz sobre Gogue: “Hás de vir do teu lugar, das partes mais remotas donorte, tu e muitos povos contigo, todos eles montados em cavalos, uma grande congregação, sim, uma numerosa força militar.” — Eze. 38:6, 15.
De modo similar, o profeta Daniel, contemporâneo de Ezequiel, disse o seguinte sobre o rei do norte: “Haverá notícias que o perturbarão, procedentes do nascente e do norte, e ele há de sair em grande furor para aniquilar e para devotar muitos à destruição. E armará suas tendas palaciais entre o grande mar e o monte santo do Ornato; e terá de chegar até o seu fim, e não haverá quem o ajude.” (Dan. 11:44, 45) Não há dúvida de que essa passagem está em paralelo com o que o livro de Ezequiel diz sobre as atividades de Gogue. — Eze. 38:8-12, 16.
O que acontece em resultado desse ataque final? Daniel nos conta: “Durante esse tempo pôr-se-á de pé [no Armagedom] Miguel [Jesus Cristo], o grande príncipe que está de pé [desde 1914] a favor dos filhos de teu povo. E certamente virá a haver um tempo de aflição [a grande tribulação] tal como nunca se fez ocorrer, desde que veio a haver nação até esse tempo. E, durante esse tempo, teu povo escapará, todo aquele que for achado inscrito no livro.” (Dan. 12:1) Essa ação da parte do representante de Deus, Jesus, também é descrita em Revelação 19:11-21.
Mas a quem se refere o termo “Gogue e Magogue”, emRevelação 20:8? Durante o teste final, no fim dos mil anos, aqueles que se rebelarem contra Jeová manifestarão a mesma atitude assassina de ‘Gogue de Magogue’, ou seja, aquelas nações que tiverem atacado o povo de Deus na parte final da grande tribulação. E os dois grupos terão o mesmo fim: morte eterna! (Rev. 19:20, 21; 20:9) Assim, parece apropriado que todos os rebeldes no fim do Milênio sejam chamados de “Gogue e Magogue”.
Linha do tempo sobre o ataque de Gogue e Magogue, no fim dos mil anos
Visto que somos estudantes aplicados da Palavra de Deus, estamos na expectativa de descobrir num futuro próximo a identidade do “rei do norte”. Mas, não importa quem tome a liderança nessa coalizão de nações, temos certeza de duas coisas: (1) Gogue de Magogue e seus exércitos serão derrotados e destruídos; e (2) nosso Rei, Jesus Cristo, salvará o povo de Deus e o conduzirá a um novo mundo de paz e verdadeira segurança. — Rev. 7:14-17.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda