Pular para o conteúdo principal

Filhote de ave extinta !


Foz do Iguaçu: FILHOTE DE AVE EXTINTA NA NATUREZA NASCE NO PARQUE DAS AVES - O mutum-de-alagoas é uma espécie típica da Mata Atlântica nordestina, mas a espécie foi dizimada
October 29, 2015

Um filhote de mutum-de-alagoas, ave que está extinta em ambiente selvagem, nasceu no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, na segunda-feira (26). O nascimento não foi fácil o passarinho precisou da ajuda de biólogos para conseguir quebrar a casca do ovo e ainda luta para sobreviver , mas é motivo de comemoração: esse é o primeiro filhote da espécie a nascer em um zoológico.

A diretora técnica do Parque das Aves, Yara Barros, contou que o filhote estava muito fraco, por isso precisou de ajuda para sair do ovo. ´Como ele estava muito debilitado, recebeu fluidos e primeiros cuidados. Ainda não sabemos se ele vai sobreviver, mas há chances, pois está se recuperando rapidamente, sob os cuidados da nossa equipe´, contou.

O mutum-de-alagoas é uma espécie típica da Mata Atlântica nordestina, mas foi dizimado, por causa da caça e da derrubada da floresta para o plantio de cana-de-açúcar. Na final da década de 1970, um criador resgatou os três últimos exemplares da ave e, desde então, há um esforço para reproduzir a espécie em cativeiro. Atualmente, há 230 mutum-de-alagoas em todo o mundo.

O Parque das Aves entra na história porque recebeu, em junho de 2015, dez casais dessa ave, para contribuir com o programa de conservação da espécie. Uma das razões da escolha do parque foi o sucesso obtido na criança de outras espécies de mutum, inclusive ameaçados de extinção, como o mutum-de-sudeste.

A intenção do plano de conservação da espécie é a de aumentar a população dessas aves para reintroduzi-las na natureza dentro dos próximos dois anos.

(Jornal de Londrina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

Loteria dos EUA sorteia prêmio de US$ 1,5 bilhão nesta quarta

Loteria dos EUA sorteia prêmio de US$ 1,5 bilhão nesta quarta Valor está acumulado desde novembro, quando último ganhador saiu.
Prêmio é o maior da história da Powerball. Da Reuters FACEBOOK