Pular para o conteúdo principal

Verdade e opinião !

   verdade e  opinião !

scritabus_letra_Quando à frente de sua televisão ou lendo o jornal, escutando o radinho de pilha (alguém ainda faz isso?) ou vagabundeando pela web, você estará travando contato intenso com os formadores de opinião. Será que é necessário dizer “cuidado com eles”? Creio que sim. Certamente, e você há de concordar, não deixa de causar espanto a forma com a qual “opiniões” pessoais são freqüentemente descarregadas em nossos ouvidos, como se as mesmas houvessem sido frutos do pensamento de seus emissores, a partir de elaboradas reflexões sobre um tema qualquer. Todavia, a verdade, pura e simples, mostra um quadro bem outro: repetição doutrinária. As tais opiniões nada mais são do que mera repetição doutrinária de “verdades” empurradas para o interior das mentes das pessoas. Sim, eu sei: “todos têm direito a expressar opinião”. Mas, será que alguma vez, quando diz o que “pensa” sobre determinado assunto, você já refletiu se de fato sabe sobre o que está falando?
parmenides2Já no século V a.C. o filósofo grego Parmênides disse, revolucionando o pensamento da época: “O Ser é e o não ser não é”. Quem estiver pouco familiarizado com as elucubrações filosóficas certamente haverá de estranhar a aparente obviedade desta tautologia. Explicando-a, grosso modo, o Eleata insinua que sempre haveremos de encontrar duas vias: a verdadeira e a falsa, a estrada do saber e a do não saber, do conhecimento e da opinião. Enquanto a via da verdade (alétheia) é aquela por onde caminha o Ser, vereda pautada pelo saber e pela razão, o caminho da opinião (doxa), trajeto do não ser, estará à mercê do jogo de nossas falíveis percepções sensoriais.
Fico a refletir no que, se vivendo em nossos dias, diria Parmênides, caso escutasse o volume de achismos, opiniões atravessadas e outras tantas bobagens que nos são constantemente ditas. Pensando bem, creio mesmo que o filósofo, na tentativa de escapar de um possível embaraço, evitaria aparecer ou, possibilidade justa, apareceria disfarçado, pelo menos usando óculos escuros. Seria a alternativa para não responder com sinceridade a tão miserável constatação: a opinião vem, cada vez mais, substituir de forma definitiva, o saber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda