Pular para o conteúdo principal

A batalha de Dak


Michael Herr: Deslocamento (A batalha de Dak Para, novembro de 1967)


.

Atividades no topo do monte 875, Dak To, Vietnã do Sul de 1967, por Kyoichi Sawada

173 Brigada Aerotransportada, no topo do monte 875, Dak To, Central Highlands, Vietname do Sul: foto de Kyoichi Sawada, Novembro de 1967;imagem, foto Tractatus, 07 de julho de 2011



A batalha pela Colina 875 tinha terminado, e alguns sobreviventes foram sendo trazidas de Chinook à pista de pouso em Dak To. A Airborne 173 tinha tomado mais de 400 vítimas, cerca de 200 mortos, todos na tarde anterior e no combate que tinha ido em toda a noite. Foi muito frio e úmido lá em cima, e algumas meninas da Cruz Vermelha tinham sido enviados a partir de Pleiku para confortar os sobreviventes. Como as tropas saíram dos helicópteros, as meninas acenou e sorriu para eles por trás de suas mesas para servir. "Olá, soldado! Qual é o seu nome?" "De onde você é, soldado?" "Aposto um pouco de café quente teria atingido o ponto certo agora." 

E os homens da 173ª simplesmente continuou andando sem responder, olhando para a frente, com os olhos avermelhados de cansaço, seus rostos beliscou e envelhecido com tudo o que tinha acontecido durante a noite. Um deles caiu fora da linha e disse alguma coisa para uma menina alta, gorda que usava uma camisola Peanuts sob a blusa fadiga e ela começou a chorar. O resto só passou pelas meninas e os grandes café urnas verde-oliva. Eles não tinham idéia de onde estavam. 



Michael Herr (1940-): de "Rondas Iluminação", em Dispatches de 1977


 
 Arquivo: Monte 875 Vietnam.jpg
 

Destruir bunkers inimigos após assalto no monte 875, 2º Batalhão, 173ª Brigada Aerotransportada, Dak To, Planalto Central, Vietnã do Sul:fotógrafo desconhecido, de novembro de 1967; imagem por Historyfan, 3 de março de 2010 (Heritage Exército dos EUA e Centro de Educação)

 
Colina 875 em Dak Para em novembro de 1967, após 21 dias de combates com pesadas baixas de ambos os lados, AP Photo
Colina 875 em Dak Para em novembro de 1967, após 21 dias de luta com pesadas baixas de ambos os lados: Foto por AP, 5 de novembro de 1967;imagem, foto Tractatus
  
 
Arquivo: Tropas do 173rd vindo de folga depois de fazer campanha no Central Highlands (Batalha de Dak To, 1967) .jpg 
Tropas da 173ª Airborne vindo de folga depois de fazer campanha no Central Highlands (Batalha de Dak To, 1967): fotógrafo desconhecido, novembro de 1967); imagem por RM Gillespie, 21 de agosto de 2007 (US Army)
  
 
Arquivo: Ferido soldados americanos sendo transferido para posto de socorro (Batalha de Dak To, 1967) .jpg 
Soldados americanos feridos sendo transferido para posto de socorro (Batalha de Dak To, 1967): fotógrafo desconhecido, novembro de 1967);imagem por RM Gillespie, 21 de agosto de 2007 (US Army)
  
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda