Pular para o conteúdo principal

Ibrahimovic deixa o PSG: 'Saio como lenda'

Ibrahimovic deixa o PSG: 'Saio como lenda'

Aos 34 anos, atacante sueco pode jogar na MLS, principal liga dos EU

Zlatan Ibrahimovic é um dos melhores (e também um dos mais controversos) jogadores da atualidade
Zlatan Ibrahimovic: carreira cheia de títulos, de gols e de confusões(Victor Fraile/Getty Images)
O atacante Zlatan Ibrahimovic, de 34 anos, anunciou nesta sexta-feira que vai deixar o Paris Saint-Germain. O jogador sueco, cujo contrato expira no final da temporada, escreveu em seu perfil no Twitter que vai jogar sua última partida como mandante pelo PSG neste sábado, diante do Nantes, pela rodada final do Campeonato Francês: "Meu último jogo amanhã no Parque dos Príncipes. Cheguei como um rei, saio como uma lenda".
O jogo de sábado não será o último de Ibrahimovic com a camisa do PSG, pois é esperado que ele também atue na final da Copa da França, diante do Olympique de Marselha, no Stade de France, em 21 de maio. Segundo comunicado do clube, ficou acordado que Ibra, ao encerrar a carreira, poderá voltar ao PSG em uma função gerencial.
Ibrahimovic foi eleito, na semana passada, o melhor jogador do Campeonato Francês pela terceira vez em quatro temporadas. Ele se tornou o maior artilheiro da história do PSG, que levou o quarto título consecutivo do Campeonato Francês. No início desta semana, ficou a um gol de igualar o recorde de Carlos Bianchi em uma temporada da liga francesa, depois de marcar o seu 36º no empate por 1 a 1 com o Bordeaux. Ibra é o primeiro jogador a marcar mais de 30 gols em uma temporada na primeira divisão da França, desde que Bianchi fez 37 em 1977/1978.
"Estou muito orgulhoso dos últimos quatro anos", disse Ibrahimovic no comunicado divulgado pelo PSG. "Eu amei cada dia que passei aqui. O Paris Saint-Germain se tornou um clube de estrelas do mundo, e eu tive um papel fundamental para fazê-lo avançar. Agora é o momento certo para eu tomar um caminho diferente."
O jogador ainda não disse para onde vai, mas já expressou desejo de ter uma experiência na MLS, a principal liga de futebol dos Estados Unidos. Depois de liderar a Suécia na Eurocopa, a partir de 10 de junho, na França, ele poderia ir para a Inglaterra. Ibrahimovic, que jogou uma temporada no Barcelona, também já teve seu nome ligado ao Real Madrid.
Confusões - Além dos 152 gols em 178 jogos, Ibrahimovic será lembrado por sua personalidade. No ano passado, na maior polêmica em que se envolveu, foi suspenso por quatro partidas pela comissão disciplinar da liga francesa após criticar um árbitro e a França. Os comentários ofensivos causaram revolta no país, com Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, sugerindo que o atleta deixasse o país se não estivesse feliz e com o ministro dos Esportes pedindo a ele que se desculpasse.
Ibrahimovic chegou ao PSG em 2012, após o clube investir mais de 100 milhões de euros em reforços. O impacto de sua contratação foi imediato, e o time encerrou um jejum de 19 anos sem vencer o Campeonato Francês logo na sua primeira temporada.
Antes, em 2010, Ibrahimovic foi emprestado ao Milan pelo Barcelona, sendo adquirido no ano seguinte. Ele também passou três temporadas na Inter de Milão e duas na Juventus, tendo sido bicampeão nacional pelo time de Turim - títulos invalidados por causa do escândalo de manipulação de resultados na Itália. Ibrahimovic também ganhou o Campeonato Holandês duas vezes com o Ajax e o título espanhol com o Barcelona antes de levantar outro troféu italiano com o Milan.
(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda