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A Casa dos Azulejos ou Palácio dos Condes del Valle de Orizaba

Casa dos Azulejos

Vista do (original) fachada sul da Casa dos Azulejos, uma das mais belas obras da arquitectura civil do barroco Nova Espanha .
Casa dos Azulejos ou Palácio dos Condes del Valle de Orizaba, como também é conhecido, é um palácio localizado nocentro histórico da Cidade do México , mais precisamente entre as atuais ruas de pedestre Madero e Calle Cinco Maio . O edifício foi construído durante a era colonial , e é comumente conhecido por esse nome (em vez de nobreza dos quais viviam) por causa de sua cobertura azulejos de Puebla talavera que revestem a fachada exterior do edifício e fazer este trabalho uma das mais belas jóias da arquitectura civil do barroco Nova Espanha .
No século XVI foi conhecido sob o nome de Blue Diamond. Durante o período colonial foi a principal residência dos Condes del Valle de Orizaba , e um de seus descendentes ordenou revistirle todas as peças exteriores no século XVIII com as obras em varandas pedreira e molduras, que é como o edifício veio nossos dias. era habitada pelos descendentes da família nobre, até recentemente, consumada a independência do México (início do século XIX), quando a propriedade foi adquirida por várias figuras proeminentes do país a mudar seu uso residencial , quando o edifício veio a ser sede conhecido Jockey Club do México (1881) e mais tarde, e por um breve período na Casa del Obrero Mundial . Foi também a residência do Idaroff Yturbe- . Desde o início do século XX é a empresa-mãe de uma conhecida cadeia de cafés, restaurantes e lojas de departamento no México : (lojas Sanborns .) O edifício é um dos principais símbolos da cidade, e por isso é um dos principais pontos turísticos de referência e seus habitantes.

história edifício [ editar ]

Ao norte da Casa dos Azulejos, que foi realizada no ano de fachada 1903 com a extensão da Calle Cinco de Mayo .
Pátio interior
É sabe-se que o edifício original foi construído no século XVI , e ele realmente é formada pela união de duas mansões de que, que foi localizado em primeiro lugar para o lado sul, era ele pertencia, comPlazuela de Guardiola chamar a um homem chamado Damian Martinez. Estas propriedades, embora separados por um beco, foram localizados no momento contra os Plateros rua comercial jáocupadas, em frente ao Convento de San Francisco el Grande daCidade do México , . História desta propriedade, Don Damianpossuir e olhando em dificuldades financeiras, estão em necessidade de vendê-lo e ligado a um outro homem chamado plazuela Diego Suarez Peredo no ano de 1596 . Este cavalheiro viúvo, retirou-se para a ordem religiosa dos franciscanos que já tinha por então um convento localizado na cidade de Zacatecas , onde decide a se aposentar e passar o resto de sua vida, deixando a propriedade em as mãos de sua filha , que se casou com a segunda Conde del Valle de Orizaba chamado Luis de Vivero .
Don Luis era o filho do primeiro Conde de Valle de Orizaba, Don Rodrigo de Vivero e Aberrucia , em destaque na vice-reinado por seu talento e caráter instrução, ocupando cargos importantes no governo da Nova Espanha , entre os quais o Governador de Nueva Vizcaya e doGovernador e Capitão Geral das Ilhas Filipinas . Don Rodrigo herdou uma de suas propriedades foi anexado para a casa para seu filho (que era a casa do norte), por isso Don Luis foi o primeiro de família a habitar as casas, que ordenou a aderir. e enviado para reparar, mas não dar a aparência que atualmente possui a propriedade.
A aparência atual do palácio não porque Don Luis, você deve, em seguida, um de seus descendentes, Dona Graciana Suarez Peredo , que por esse tempo já detinha o título da Quinta Condesa del Valle de Orizaba, viveu na cidade de Puebla de seu casamento com a morte de seu marido, no ano de 1708 , quando no mesmo ano toma a decisão de voltar para a capital do Vice-Reino da Nova Espanha e decide a fazer uso da propriedade. Então, para o ano de1737 , vendo o estado condessa de deterioração que teve o palácio e outras propriedades que possuía na cidade, é a necessidade de procurar a compensação para todos estes, especialmente na fixação de sua residência contra o então Plateros Street, e para a qual deseja para embelezar não só cantaria trabalho, mas ordenou que o arquiteto para a fachada do edifício é completamente coberto com telhas poblano, cuja tarefa foi confiada a dominar Diego Duran Berruecos. Isto não só executa o trabalho solicitado, mas também realiza o trabalho feito em arcos esculpidos em pedra, colunas, rodapés e molduras de portas e janelas, bem como balaustradas, ressaltando ainda mais a beleza dos azulejos no edifício.
entrada Trigarante Exército para o México, por um autor anônimo. À direita, a Casa dos Azulejos.
Apenas consumada a independência do México , em 27 de Setembro do ano de 1821 , quando a entrada triunfal é feita naCidade do México na ainda chamada Calle de San Francisco peloExército Trigarante comandado por Agustín de Iturbide , é levantou um arco triunfal decorado com flores, guirlandas e suportes pintados disse arco que representam as novas alegorias do governo, cujo acabamento e detalhes foram feitas por artesãos da cidade. Naquela época, ele teve a entrega das chaves douradas da cidade para Agustin de Iturbide pelo conselho. Tal evento memorável foi registrado na aguarela intitulada como o Exército da entrada Três Garantias para o México, por um autor anônimo. Para o direito do trabalho, a Casa dos Azulejos, cujas varandas olhar enganado por veludos vermelhos aparece.
Pouco tempo depois, com a abdicação de Iturbide , os títulos do condado e outros títulos de nobreza que foram concedidos pelo rei da Espanha que foram suprimidos, pelo que os casacos de braços das fachadas foram apagados os palácios e mansões do México , e, no caso da Casa de Azulejos não foi excepção.
Um dos eventos que ocorreram nesta casa e marcaram uma tragédia em seus habitantes, foi o assassinato do ex-Conde Andrés Diego Suarez Peredo , um descendente de D. Rodrigo de Vivero em as mãos do Diretor de Manuel Palacios, aconteceu para entrar no térreo pátio o palácio. Tal um crime aconteceu durante a ^ Mutiny Acordada quando saques quebrou para fora na cidade. Os fatos dizem respeito a uma retaliação por Manuel Palacios contra o ex-Conde, que se opôs que Palacios teve um relacionamento formal com uma família jovem.O funcionário, uma vez considerado culpado do crime foi condenado a Garrote, correndo contra o assim - chamado de Plaza de Guardiola.
A casa permaneceu em as mãos dos descendentes do conde até o ano de 1871 , que foi habitada pela última descendente do título do Vale County Orizaba, também nesse ano, foi decidido a colocá-lo à venda, sendo adquirido por um advogado de sobrenome Martinez torre, que era o dono da propriedade só por seis anos desde sua morte, por isso, o palácio é colocado à venda novamente passar para as mãos da família Yturbe- Idaroff, quem eram os últimos habitantes deixar um uso residencial ao palácio.
Don Felipe de Yturbe e Villar, deixou a propriedade para seu filho mais velho Don Francisco-Sergio de Yturbe e Idaroff, confiou o arquiteto Guillermo Heredia realização de obras de remodelação na propriedade durante a abertura da Calle Cinco de Mayo , pelo que a parte norte do edifício é reduzida em cerca de vinte metros, eo trabalho de suas respectivas ordens fachadas cobertas com telhas e pedreira esculpida na soleira da janela, imitando o desenho original da rua Francisco I. Madero .
O palácio pertenceu à família Yturbe- desde o ano de 1878 , mas ainda habitado até o ano de 1881 , quando ofereceram para alugar, tornando-se a sede do Jockey Club do México, um dos vários centros de encontro mais exclusivo elite porfiriana, que decidiu ocupar tão imponente palácio em uma das ruas mais afrancesados ​​da capital, também começou a se transformar. Este centro de reunião e as famosas salas que foram feitas no edifício, foram imortalizadas nas obras de Manuel Gutiérrez Nájera , e em um de seus poemas mais conhecidos, intitulado The Duchess Job, que diz respeito a um dos fragmentos:
"... Dos portões de Surprise
Para o canto do Jockey Club,
No espanhol, Yankee ou francês,
Ou mais bonito, ou mais mau
A Duquesa de Duke trabalho ... "
Mural direito onisciência na parede norte dos degraus do palácio, pelo pintor José Clemente Orozco .
Durante a Revolução Mexicana , no ano de 1915 é atribuído um dos andares do prédio como sede da utilização Casa del Obrero Mundial foi dado por um curto período de tempo como Francisco Yturbe- recuperado propriedade para não ser danificado, dando essa utilização.
Para o ano de 1917 o palácio é alugado por Walter e Frank Sanborn irmãos para estabelecer neste lugar um dos mais movimentados caferterías da cidade na época, que foi instalada inicialmente na rua Filomeno Mata com um conceito inovador em a cidade, uma fonte de soda e uma farmácia, com o nome da farmácia Sanborns americano. que é feito em seguida, o palácio de um reajuste de quase dois anos para se adaptar ao do conceito que foi introduzido para o México os irmãos Sanborn e adicionar além de um restaurante, loja de presentes e revistas, bem como uma loja de tabaco, fazendo desde a sua abertura no ano de 1919 , tornou-se um sucesso e, até o final do século XX foi um dos mais movimentados restaurantes e cafés cidade.
Entre as obras de arte no palácio interior, destaque o mural "onisciência" o pintor José Clemente Orozco , cobrindo a parede norte das principais escadas para o segundo nível; O mural foi encomendado pelo fim de seu amigo e patrono, Don Francisco-Sergio de Yturbe e Idaroff (que era um dos principais condutores dos muralistas mexicanos da época). Disse mural retrata uma sacerdotisa ajoelhar-se, e ao lado dele homens alegóricos vontade e virtude são.
Outro murais Stand é um pintados nas paredes do primeiro nível, correspondendo às paredes do pátio principal, que tem o título Pavorreales, e conhece foi feito pelo artista húngaro Pacologue , que ex-professos foi New Yorkquando foi informado da ordem solicitada pelo Sanborn Hermanos.
Para fevereiro de 9 de 1931 o edifício foi declarado monumento nacional do México . Garantir a preservar a propriedade como um belo exemplo da herança do México .
Finalmente, na década de setenta, o edifício foi adquirido pela cadeia do Sanborn ao então proprietário, Sra Corina Yturbe-. assim que for decidido que o palácio recebeu uma reestruturação, porque a propriedade tinha sido danificada por terremotos e à resolução dos edifícios circundantes. Nos últimos anos foi no segundo nível restaurar o salão originais Jockey Club, resgatando suas cores originais.

Descrição do imóvel [ editar ]

Como mencionado acima, ele sabe-se que o trabalho foi construído no século XVI e que é formado por duas câmaras unidas por acordo conjugal. O aspecto actual da sua fachada sul e grande parte do pátio interior ea fachada da capela, está em dívida para o cometimento de um dos descendentes do Conde del Valle de Orizaba,Dona Graciana Suarez Peredo, Quinta Condesa, que decide reparar a casa para habitar, mas, principalmente, quero ver a fachada exterior do palácio telhas cobrir.
A fachada principal, que enfrenta a rua Francisco I. Madero consiste em um enorme portão emoldurado por colunas e molduras com pedra esculpida trabalhou em imitação de folhagem, cuja parede é revestida com azulejos; disse portão é encimado por uma varanda, maior para o lado, cujas colunas e molduras também são trabalhados em pedra, assim como com folhagem faux; A varanda tem uma grade de ferro forjado realizou o leilão em colunas pedreira enquadrando a porta, e da mesma forma as paredes são cobertas com telhas. O fechamento da varanda ele forma um nicho encimado por um pequeno frontão triangular, também trabalhou na pedreira com folhagem faux, com volutas e curvas nas laterais que descansam em pináculos que são feitas na guarnição Talavera, o parapeito que serve como voleio ele é coberto por telhas.
O interior, apesar de ter sofrido várias modificações para adaptá-lo às várias utilizações, não é por isso menos digno de admiração. Principalmente destaca o grande pátio central, influenciar mudéjar que, como foi mencionado, foi adaptado para o uso como um pátio restaurante, destacando suas colunas caneladas delgado e grandes imprensando um afloramento de trabalho folhagem na pedreira. Estas colunas suportar vigas de madeira e colunas corredores no segundo andar. Os corredores ainda manter o portão original, ferro forjado, que se diz vem da China .
Outro elemento que se destaca é a escadaria, que macacões, placas e tiras também são cobertas com telhas e o telhado da mesma, que estão entre as telhas pesadas viguerías.
Não menos notável são os quartos localizados no primeiro nível, um deles, correspondendo a do salão principal do Jockey Club, que foi restaurado, recapturar o trabalho das molduras e estuques ambas as paredes eo teto.Além disso, ele destaca o elevador, um dos primeiros na cidade.

Legends [ editar ]

Não é outra versão popular da construção da Casa de telhas. Tais pontos conseja, dependendo sobre a versão de Luis Gonzalez Obregon , um dos descendentes do conde de Orizaba, jovem confiante em sua riqueza herdada e entrega dedicada ao desperdício e vida mundana, local de trabalho e negócios da família, ele foi repreendido severamente várias vezes por seu pai, que desesperado para várias reprimendas por si só era suficiente para dizer o jovem a seguinte frase:
"Filho, para que você nunca chegar longe, nem de telha da casa ..."
E parece que esses pareceres se instalaram na mente do jovem herdeiro, que mudou seu estilo de vida para uma mais responsável, e para mostrar seu pai sua maturidade e esforço, reparado e levantou a propriedade que abranja todo o azulejos de fachada.
Outra lenda tem não ocorreu dentro do palácio, mas no beco adjacente, chamado De la Condesa, referindo-se a dois personagens, tanto Hidalgos e ambos tinham entrado em cada extremidade do beco em suas carruagens, uma vez que foi achei ali nenhum apoiaria , reivindicando o título que tinham e o alívio cada causar a si mesmo se a recuar. Os dois passaram em suas carruagens sem comida e sem mover 3 dias e três noites, chegando a um evento como esse a ser muito discutido entre a população. Felizmente o suposto alívio não foi recebida por um duelo entre os dois Hidalgos, mas os ouvidos do vice-rei, por sua vez, que ordenou que cada Hidalgo passo para trás com o seu próprio carro para as entradas do beco, um até então Plazuela de Guardiola e o outro para cima San Andres Street.

Notas [ editar ]

  1. Volver arriba Ministério do Turismo-DF. "SECTURDF | Sanborns" . Retirado 16 de setembro de 2014.
  2. Volver arriba Monica Lopez Velarde Estrada. "O Palácio dos Azulejos: lugar de histórias nacionais. Sanborns cem anos " . Arquivado do original em 28 de novembro de 2015. Acessado em 16 de setembro de 2014.
  3. Volver arriba Monica Lopez Velarde Estrada. "O Palácio dos Azulejos: lugar de histórias nacionais. Sanborns cem anos " . Arquivado do original em 28 de novembro de 2015. Acessado em 16 de setembro de 2014.
  4. Volver arriba Ministério do Turismo-DF. "SECTURDF | Sanborns" . Retirado 16 de setembro de 2014.
  5. ↑ Saltar a:a b Luis Gonzales Obregon (1996). As ruas de México. Porrua Editorial . Coleção "Saber quantos ...".p.19.
  6. Volver arriba Luis Gonzales Obregon (1996). As ruas de México.Porrua Editorial . Coleção "Saber quantos ...". 20 p.
  7. ↑ Saltar a:a b c d "Casa dos Azulejos. Prédios do México".Página visitada em 04 de maio de 2009.
  8. Volver arriba "História da Casa dos Azulejos" . Sítio de sanborns.com.mx Acessado em 04 de maio de 2009.
  9. Volver arriba Inmaculada Rodríguez Moya (2006) Retrato no México. 1781-1867. Heróis, os cidadãos e imperadores para uma nova nação .. Universidade de Sevilha. Colecção Americana. 289 p.
  10. ↑ Saltar a:a b "Casa de los Condes del Valle de Orizaba"Relatório e imagens do wordpress.com web Retirado 04 de maio de 2009.
  11. Volver arriba Gutiérrez Nájera, Manuel (1998), Histórias e Lents del Duque Job, Porrua Editorial .. coleção "Saber quantos ..."
  12. Volver arriba "Palácio de zulejos" Relatório e descrição do edifício. Retirado 04 de maio de 2009.
  13. Volver arriba "Casa dos Azulejos" História do edifício. Retirado 04 de maio de 2009.
  14. ↑ Saltar a:a b c "A Casa dos Azulejos (Distrito Federal)." A inscrição arquitectónico e histórico edifício. Retirado 04 de maio de 2009.
  15. Volver arriba "Legend of the Callejon de la Condesa". Página visitada em 04 de maio de 2009.

Referências [ editar ]

  • Luis Gonzalez Obregon (1996). As ruas do México. Porrua . Coleção " sei que muitos ...". ISBN-9684522991.

Ligações externas [ editar ]

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