Pular para o conteúdo principal

Onde está a deusa da verdade ?

Veritas/Aletheia - a deusa da verdade

Na mitologia romana, Veritas , que significa verdade, era a deusa ou demonio da verdade e sinceridade, filha de Saturno e mãe de Virtude.

Veritas é também o nome dado à virtude romana de veracidade, o que foi considerado uma das principais virtudes, qualquer bom romano deve possuir.

Na mitologia grega, Veritas era conhecida como Aletheia. A palavra derivada de Lethes - rio do esquecimento - , um dos cinco rios de Hades, que flue da caverna de Hypnos. Quem bebe da água desse rio esquece de tudo antes de reencarnar.

Aletheia vivia triste e insatisfeita com o aumento das mentiras entre as pessoas. Não se conformava com as mudanças negativas que vinham ocorrendo, passou a manter-se distante da sociedade e por isso isolou-se no fundo de um poço sagrado.

É comumente representada como uma jovem virgem, desnuda ou vestida de branco, segurando um espelho. Olhais e saberá toda a verdade...

Muitos chamavam, clamavam por ela quando estavam desesperados por descobrir alguma verdade, ela os atendia prontamente, mas era como uma maldição: Nunca mais a pessoa conseguiria mentir novamente e estava fadado a viver sozinho, isolado...

Seu destino, então, era ficar com Aletheia para sempre,
jogando-se dentro do mesmo poço que se tornou o lar da deusa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda