Pular para o conteúdo principal

Quem realmente andou com o Senhor Jesus?

Quem realmente andou com o Senhor Jesus?

Dos quatro evangelistas, apenas dois conheceram o Jesus homem

Os quatro evangelhos do Novo Testamento são a base do cristianismo. Ali estão resumidos os ensinamentos do Senhor Jesus, Nosso líder. Entre aquelas linhas se encontram as passagens mais importantes da vida Daquele que foi enviado por Deus.
Entre os quatro biógrafos que se dispuseram a contar a vida do Nazareno, porém, apenas dois estiveram presentes nos acontecimentos relatados. Puderam caminhar ao lado de Jesus enquanto homem e, por meio de suas próprias experiências, escreveram os evangelhos que conhecemos hoje.
Mateus, antes chamado Levi, era um publicano cobrador de impostos quando Jesus o encontrou. Como um dos 12 discípulos que estiveram mais próximos do Nazareno, ele pôde viver a maioria dos fatos importantes da pregação de Jesus. Em seu evangelho, Mateus deixa claro o poder que o Senhor possuía, fazendo questão de comparar a vinda Dele com os textos do Antigo Testamento.
João foi um dos homens mais próximos de Jesus. Irmão de Tiago, o pescador esteve ao lado do Senhor durante toda a pregação e, na crucificação, foi o apóstolo que consolou as três Marias. A confiança em João era tanta que, já em sua velhice, exilado na Ilha de Patmos, ele recebeu as visões para escrever o livro de Apocalipse.
Lucas e Marcos
Ao contrário do que se imagina, Marcos e Lucas não estiveram ao lado de Jesus durante Sua evangelização. Os dois biógrafos se utilizaram das histórias que ouviram para conhecer e compartilhar a vida de Cristo.
Lucas foi um médico da Antióquia convertido por Paulo. Como seu mentor, Lucas também foi um pagão bem-sucedido que, após conhecer o Senhor, passou a pregar Suas obras. Ele esteve na prisão com Paulo e participou de todas as viagens missionárias do amigo.
Como um dos poucos homens cultos da época, Lucas pôde se aproximar com mais força tanto dos humildes quanto das pessoas mais prósperas financeiramente. Seu evangelho foi escrito entre os anos 58 e 65 depois de Cristo (d. C.) e sempre teve a missão de fixar a fé nos novos cristãos, que eram convertidos quase todos os dias.
Para escrever seu livro, Lucas utilizou testemunhos e documentos da época. Acredita-se que as conversas com Maria, a mãe de Jesus, também tenham influenciado seu texto.
Marcos, por sua vez, pode ter convivido um curto tempo com Jesus. Quanto a isso não há certeza. Alguns estudiosos acreditam que o evangelista foi quem concedeu sua casa para a última ceia.
Sendo esse o caso ou não, o que sabemos é que Marcos se pôs a escrever seu evangelho a fim de narrar a biografia de Jesus, principalmente para os romanos que estavam sendo convertidos. Isso se comprova no fato de pouco citar o Antigo Testamento, livro destinado aos judeus, e procurar descrever os fatos que cercaram a vida do Nazareno, atendo-se menos aos ensinamentos do que os outros três evangelistas.
Marcos teria baseado seu texto nos ensinamentos de Pedro, que o adotou espiritualmente. Após pregações do discípulo que viveu com Jesus, o povo teria pedido para que Marcos escrevesse aquelas passagens. Suas memórias de criança, relatos de outras pessoas e documentos foram as outras fontes do biógrafo, que redigiu entre os anos 57 e 59 d. C..
Sabemos, portanto, que dos quatro pilares fundamentais do cristianismo, dois estão baseados em experiências do homem. Os outros dois, provando a força de Jesus, são baseados nas experiências da alma.

Comentários

Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão. Somente comentários relevantes serão autorizados. Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online:www.universal.org/pastoronline. Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@universal.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda