Pular para o conteúdo principal

Frutas no Brasil

    

Informações:

CULTIVO DO FIGO
Veja abaixo algumas sugestões para o cultivo do figo: Como cultivar figo: 
Planta de clima subtropical e folhas caducas, a figueira desenvolve-se tanto em regiões subtropicais quentes ou em climas temperados. 
Não é sugerido a cultura do figo em regiões sujeitas às geadas.
Adapta-se a todo tipo de solo, preferindo os ricos em matéria orgânica, profundos e permeáveis.
Sua multiplicação se dá por estaquia. Frutifica de acordo com a poda ou no ano todo. 

As covas devem ser abertas em terrenos preparados, com uma ou duas arações profundas seguidas de uma ou duas gradagens, devem ter as dimensões 60 x 60 x 60 cm.
Na formação do pomar, corrigir o solo, se necessário, após feita a análise do solo, para determinar as necessidades nutricionais. 

Antes de 40 dias, fazer a adubação inicial de plantio para um bom desenvolvimento da planta
Por em cada cova os seguintes adubos: a)20 litros de esterco de curral curtido ou 5 litros de esterco de galinha; b)1 kg de calcário dolomítico; c)200 a 300 g de P2O5; d)20 a 30 g de Bórax. 

Quando a técnica de plantio for mudas enraizadas em sacos plásticos, a plantação pode ser realizada o ano todo, de preferência na estação chuvosa.
O espaçamento pode alterar de acordo com a fertilidade do solo, topografia e finalidade da cultura, mas o sugerido é 3 x 2 metros.
A planta deve ser formada com apenas um tronco. 

Quando o tronco atingir a altura de 40 a 60 cm, retirar a gema terminal do broto único. Como resultado, ela brotará intensamente, então, escolhe-se dois ou três brotos para formar uma copa bem aberta, excluindo os outros brotos periodicamente. 
A poda de frutificação ocorre anualmente, em junho e julho, deixando os ramos do ano anterior, com 5 a 10 cm. 
Figos podem ser colhidos o ano inteiro, pricipalmente nos meses de outubro a maio.
A época de colheita vai depender de quando foi feito a poda. Os figos machucam-se facilmente, por isso a colheita deve ser realizada com muita cautela. 

Dependendo do destino, sejam de pomares caseiros ou comerciais, os frutos devem ser colhidos em diferentes estágios de maturação: figos verdes se destinam basicamente à confecção de doces em compotas, os inchados são usados para a produção do figo-rami, espécie de conserva de figo, os maduros são para consumo ao natural.
A pessoa deve usar luvas para colher os frutos, porque o figo solta um líquido muito irritante para a pele. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda