Pular para o conteúdo principal

Cresce rapidamente número de mortes por overdose de heroína nos EUA

Cresce rapidamente número de mortes por overdose de heroína nos EUA

Por: AFP - Agence France-Presse
O consumo de heroína e as mortes por overdose da droga estão aumentando rapidamente nos Estados Unidos, particularmente entre as mulheres - informaram nesta terça-feira as autoridades sanitárias norte-americanas. 

Mais de 8.200 pessoas morreram por overdose de heroína em 2013, quase o dobro da quantidade de mortes registradas apenas dois anos antes, segundo relatório da Vital Signs divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Além disso, o consumo de heroína entre mulheres duplicou desde 2002 ao alcançar 1,6 mulheres em cada 1.000 em 2013.

No mesmo período, o uso deste narcótico em termos gerais aumentou 50%, para 3,6 consumidores em cada 1.000 pessoas em todo o país.

Atualmente, cerca de 500.000 pessoas são dependentes de heroína nos Estados Unidos, explicou a jornalistas o diretor do CDC, Tom Frieden.

"O consumo de heroína está aumentando rapidamente em quase todos os grupos demográficos e, devido a este aumento, estamos diante de um aumento das mortes", disse.

"Cerca de uma em cada 50 pessoas viciadas em heroína podem morrer anualmente por causa da dependência", afirmou Frieden.

"Esta é uma proporção bastante elevada e debemos refletir sobre o perigo que é o vício em heroína e o risco de ter fontes de fornecimento de heroína cuja pureza pode mudar rapidamente". Frieden também alertou sobre o risco da administração intravenosa.

O informe do CDC se baseia numa análise de dados de 2002 a 2013 coletados na Pesquisa Nacional sobre Saúde e Consumo de Drogas.

Uma das razões-chave que explicam o aumento do consumo de heroína -- um derivado da morfina -- é o aumento de pessoas viciadas em medicamentos de uso controlado, que contêm os mesmos ingredientes ativos que a heroína, explicou Frieden.

Ele disse que alguns viciados em remédios têm a ideia equivocada de que podem usar heroína como um substituto dos analgésicos prescritos. 

"Em geral, o que descobrimos é que quanto maior a taxa de consumo de opiáceos, maior é a taxa de consumo de heroína".

Outra razão, acrescentou Frieden, é o baixo custo desta droga que pode ser facilmente conseguida nas ruas: custa cinco vezes menos que um analgésico de uso controlado.

Na década estudada, as mortes por overdose de heroína quase quadruplicaram.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda