Pular para o conteúdo principal

‘Overdose’ por álcool mata seis por dia nos EUA


‘Overdose’ por álcool mata seis por dia nos EUA

Relatório concluiu que homens de meia idade, entre 35 e 64 anos, são maiores vítimas e correspondem a três quartos dos óbitos

Bebida alcoolica (Foto: Getty Images)

Envenenamento por álcool, quando alguém bebe muito mais do que deveria num curto espaço de tempo, mata mais gente do que você supõe. Nos Estados Unidos, um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgado nesta semana mostra que, de 2010 a 2012, morreram 2.221 pessoas em média por ano por intoxicação aguda. Vamos à calculadora: são seis óbitos por dia por excesso de álcool.

Homens são os que mais morrem. As pessoas que tinham entre 35 e 64 anos de idade corresponderam por três quartos das mortes. A faixa de idade em que isso mais acontece é entre 45 e 54. Isso importa porque, geralmente, pesquisas sobre efeitos do álcool são voltadas para o público jovem. Este relatório do CDC, primeiro em uma década, mostra que o consumo irresponsável causa mortes mais entre homens velhos. O órgão descreveu o problema como “maior do que previamente pensado”, embora não haja pesquisas sobre anos anteriores a 2010 para comparar se houve agravamento na década de 2000.

O que acontece com o organismo é que, quando grandes volumes de álcool são consumidos em pouco tempo, o nível de álcool no sangue sobe rapidamente e supera a capacidade do corpo de responder. Isso pode paralisar áreas do cérebro que controlam respiração, temperatura do corpo e batimento cardíaco. O CDC define quatro drinks de uma vez para mulheres e cinco para homens como números de risco. 
Esses dados tratam só a morte causada diretamente, de imediato, pelo álcool. Levando em conta todos os outros óbitos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, o quadro é muito pior. em meados de 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório no qual afirma que 3,3 milhões de pessoas morreram em 2012 por causa do abuso de álcool. Isso representa 5,9% de todas as mortes naquele ano e coloca a bebida acima de HIV (2,8%), tuberculose (1,7%) e violência (0,9%).
Mais: 16% dos consumidores no mundo têm episódios de consumo excessivo, mais prejudicial à saúde do que o consumo prolongado e, como agora se pode concluir com base no estudo do CDC nos Estados Unidos, também mortal. 
No Brasil, onde o consumo per capita anual é de 8,7 litros, índice que se enquadra na terceira maior faixa entre todos os países do mundo, junto com EUA e Argentina, por exemplo, os dados também são alarmantes. Segundo estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o quinto país com maior número de óbitos ligados ao consumo de bebidas - em qualquer nível. Mesmo não sendo um dado ligado somente à "overdose" de álcool, é um sinal de alerta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda