Pular para o conteúdo principal

Noticias do Acre

Primeira pessoa a ser enterrada no São João Batista é desconhecida; documentos foram queimados

 João Renato Jácome  02/11/2016  07:31:33
O Cemitério São João Batista, que fica em Rio Branco, é um dos mais tradicionais da capital acreana. No local, quase 40 mil pessoas já foram enterradas, e os enterros começaram na década de 1940, quando o Acre ainda era território e havia sido anexado ao Brasil há pouco mais de 30 anos.
Procurado pelo ac24horas, os responsáveis do cemitério não souberam informar quais foram os primeiros mortos a serem enterrados no local. “Houve um incêndio há muitos anos e os registros todos foram perdidos. Tudo foi destruído e muitos nomes não temos mais”, explicou Luzanira Mendes, gestora do cemitério.
No local, mais de 30 mil pessoas já foram enterradas, incluindo anônimos e até personalidades públicas como ex-deputados, ex-governadores e educadores e juristas que fizeram história por onde passaram. O espaço recebe mortos desde a década de 1940.
Além da distribuição de água para beber, a Prefeitura de Rio Branco disponibiliza banheiros químicos e, de hora em hora, missas devem ocorrer em lembrança aos mortos. Nas entradas do cemitério, desde a segunda-feira, 31, que tendas foram armadas para a venda de velas, coroas e lanches.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda