Pular para o conteúdo principal

O maior túnel do mundo, com 24,5 km

6/11/2000 - 13h50

Noruega inaugura o maior túnel do mundo, com 24,5 km

PUBLICIDADE
da France Presse
em Oslo (Noruega)

O rei Harald V da Noruega inaugura segunda-feira em Laerdal (oeste do país) o maior túnel do mundo que permitirá, no inverno, encurtar em duas horas o trajeto entre Oslo e Bergen, as duas principais cidades do país.

Com 24,5 km de comprimento, o túnel de Laerdal deixa para trás os de Saint-Gothard (Suíça, 16,9 km), de Arlberg (Áustria, 13,9 km), de Fréjus (França-Itália, 12,9 km) e ainda o de Mont-Blanc (França-Itália, 11,6 km).

Construído mais de cem quilômetros de Bergen, ao sul da costa oeste da Noruega, o túnel substitui as duas alternativas oferecidas até então aos motoristas: uma passagem na montanha difícil de ser transposta no inverno ou a travessia de um fiorde, que demora três horas.

Seis anos, 130 pessoas e 1 bilhão de coroas norueguesas (cerca de 125 milhões de euros) foram necessários para a construção aberta numa rocha montanhosa. A obra foi considerada 'um pouco problemática'' por seus idealizadores.

"olocados pára-choques contra pára-choques, os caminhões utilizados para extrair 2,5 milhões de metros cúbicos de cascalho formavam um comboio que se estendia praticamente de Oslo a Roma'', explicou Jon Kvaale, chefe do projeto.

O túnel deverá ser utilizado diariamente por 1.000 veículos, gratuitamente, ou seja um quinto da circulação registrada no túnel de Mont-Blanc antes de seu fechamento-provisório, em 1999.

"A travessia dura cerca de 20 minutos, é monótona, e as pessoas sujeitas à claustrofobia sofreriam muita apreensão'', disse Kvaale.

Antes mesmo de ser inaugurado, o túnel de Laerdal foi palco de acontecimentos insólitos; um casal de noivos decidiu celebrar o casamento nele, dia 19 de novembro, para dar mais eco ao sim pronunciado.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda