Pular para o conteúdo principal

Fiéis em Xapuri-AC

Fiéis festejam São Sebastião com missa e procissão em Xapuri

 João Renato Jácome -  21/01/2017  10:37:34
João Renato Jácome, de Xapuri (AC)
O Padroeiro do Xapuri, São Sebastião, foi festejado nesta sexta-feira, dia 20, por milhares de fiéis que seguiram em procissão por diversos bairros da cidade e assistiram a missas e terços programados especialmente para homenageá-lo na paróquia que leva o mesmo nome e fica no Centro do município.
As comemorações na paróquia começaram no ultimo dia 11, quando se iniciou a novena de São Sebastião. Nesta sexta, ao menos 14 mil pessoas participaram da procissão que cortou, num percurso de 3km, as principais ruas da cidade. Em todo o trajeto, a imagem do santo padroeiro foi levada à frente do público.
Antes da procissão, no entanto, a igreja da cidade ficou pequena para a quantidade de fiéis que foram até lá para pagar promessas ou apenas participar das celebrações. Muitos deles, discretamente, preferiram apenas fazer uma foto ao lado das imagens de Maria e São Sebastião. Mas foi a Léia Ferreira, do estado de São Paulo, quem chamou a atenção momentos antes da procissão ser iniciada.
“Venho todos os anos e pago minhas promessas. Vim uma vez e me contaram que esse santo fazia milagres. Eu pedi, tive fé e consegui. Demorou um pouco, mas consegui o que eu almejava. Prometi que todos os anos, sendo possível, eu viria para participar das atividades. Fiquei quatro dias na cidade”, conta.
O prefeito da cidade, Bira Vasconcelos, a vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, e demais políticos participaram das celebrações que contaram com o poio de centenas de fiéis para acontecer. Para a idosa Francisca Magalhães, de 78 anos, esse é o momento de pedir ao santo que ilumine e abençoe o novo ano.
“A gente pede só que tenha menos violência. Ninguém pode mais sair de casa que já fica com medo de morrer. A gente precisa de paz e de uma cidade sem violência. Jesus nos ensina a levar a paz, e São Sebastião vai nos ajudar a iluminar os caminhos de Xapuri e do Acre. Viva São Sebastião. Ele é forte demais”, afirmou, emocionada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda