Pular para o conteúdo principal

A Páscoa mudou o curso da história, embora não de maneiras que poderíamos esperar

Atos de Fé

A Páscoa mudou o curso da história, embora não de maneiras que poderíamos esperar

  
Você já se perguntou o que Jesus estava fazendo entre a primeira Páscoa e sua ascensão seis semanas depois? O Novo Testamento registra 10 aparições, metade delas ocorrendo no mesmo dia e juntas ocupando apenas algumas horas de seu tempo. O que mais estava acontecendo? Livre das restrições de seu corpo anterior, Jesus estava pagando visitas não registradas a outras culturas na Terra, ou entrando e saindo de ondas de tempo e buracos de minhoca para verificar outros universos?
Com razão celebramos a Páscoa como o dia que mudou a história, o fundamento essencial da fé para 2 bilhões de cristãos. Nas palavras do apóstolo Paulo: "E se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é inútil, assim como a vossa fé". Conforme li as contas deste ano, entretanto, fiquei impressionado com sua natureza discreta, tão diferente do nascimento Histórias de uma estrela brilhante, coros angélicos e dignitários estrangeiros com dons. O Jesus ressuscitado apareceu nas circunstâncias mais banais: um jantar particular, dois homens caminhando ao longo de uma estrada, uma mulher chorando em um jardim, alguns pescadores trabalhando em um lago.
Um super-herói teria deslumbrado as multidões com um milagre vistoso, ou arrogante na varanda de Pilatos na manhã de segunda-feira para anunciar: "Eu estou de volta!" As aparições de Jesus mostram um padrão diferente: ele visitou principalmente pequenos grupos de pessoas em uma área remota ou Fechado quarto. Embora essas visitas reforçassem a fé daqueles que já o seguiam, não há relatos de Jesus aparecendo aos incrédulos.
As aparências têm uma qualidade caprichosa, mesmo brincalhão. Jesus parece desfrutar indo incógnito e passando por portas trancadas como um hóspede surpresa. Ele brinca com os discípulos Emaús abatidos, fingindo primeiro ignorância sobre os eventos em Jerusalém e depois iluminando-os. Ele muda de planos para passar a noite, embora assim que o reconhecem, ele desaparece. Agora você vê Jesus, agora você não.
O último capítulo do Evangelho de João registra o relato mais detalhado de uma aparição de ressurreição. Os 11 discípulos restantes já encontraram Jesus, já absorviam o fato inconcebível de que ele retornou da sepultura. Mesmo assim, sete deles deixaram Jerusalém e fizeram a viagem de 75 milhas para a Galileia, aparentemente para retomar suas carreiras como pescadores. No início, eles não conseguem reconhecer o estranho na margem chamando-os. Quem ele pensa que é, dando conselhos de pesca para os profissionais? Eles seguem o alerta de qualquer maneira, e Jesus executa seu único milagre pós-ressurreição.
Para os pescadores, uma protuberância líquida com peixes provavelmente os impressiona mais do que um paralítico de pé ou um demoníaco que se forma. Impetuoso Peter pula na água para obter uma vantagem sobre o barco sobrecarregado para a costa. Quando os demais chegarem, os sete puxarão suas presas e se reunirão ao redor de Jesus. Ele preparou o café da manhã e eles se sentaram ao redor dos carvões brilhantes como uma família, como fizeram nos bons dias antes da morte de Jesus.
Segue-se uma das conversas mais pungentes nos Evangelhos, à medida que Jesus expõe e reinstala Pedro, seu discípulo mais leal, mais blustery - e, no final, traidor. "Você me ama?", Ele pergunta três vezes, uma para cada ocasião em que Pedro o negou. A pergunta repetida pica Peter, envergonhado diante de seus amigos. Uma vez que a ebulição é lanced, Jesus gira ao futuro redemptive. "Cuide das minhas ovelhas", diz ele. E, "Siga-me" - um comando que só poderia ser cumprido na ausência de Jesus, pois Pedro só o verá uma ou duas vezes mais.
A própria ordinaridade das aparências da ressurreição as torna ainda mais críveis. Num certo sentido, a Páscoa mudou tudo; Em outro sentido a vida continuou como antes, mesmo para as primeiras testemunhas. Na ressurreição de Jesus, eles tiveram um vislumbre da nova realidade, uma pista avançada para os planos de restauração de Deus para um mundo quebrantado. Enquanto isso, sentiam-se abandonados e confusos, seu líder mais ausente do que presente.
Gosto dessas cenas porque refletem não apenas a realidade dos discípulos no primeiro século, mas também a nossa no século XXI. John Goldingay no Seminário Fuller coloca assim: "As coisas permanecem iguais, então Jesus aparece e intervém e as coisas mudam, então as coisas voltam a ser as mesmas, então Jesus intervém novamente. ... A vida envolve uma sequência ininterrupta de tristezas e perdas, mas elas estão entrelaçadas com as aparências de Jesus, que aparece para fazer a diferença ".
Sim, a Páscoa mudou a história, embora não da maneira que desejamos. A notícia desta manhã está relatando mais um ataque terrorista. Ontem eu aprendi que um amigo morreu de um tumor que cresceu dentro de seu crânio por 20 anos. Eu orei através de uma lista de três outros amigos que têm tumores cerebrais, e uma longa lista daqueles que lutam contra o câncer; Hoje vou orar por amigos cujos casamentos pendurar por um fio, e amanhã para os pais que se sentem indefesos como eles vêem seus filhos auto-destruição.
Tanto quanto os discípulos experimentaram com Jesus, às vezes sentimos a presença íntima de Deus, e às vezes não. Ocasionalmente, nós também sentimos vontade de desistir e retomar nossas velhas e familiares vidas. Talvez Jesus tenha racionado suas aparências para ajudar a preparar seus seguidores para o que os espera. Enquanto os discípulos ficam confusos ao redor do fogo do pequeno-almoço, Jesus lhes lembra que o reino que ele pôs em movimento não pode ser parado - nem por sua morte nem pela sua própria. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja que está deixando para trás.
Muito não mudou naquela primeira Páscoa: Roma ainda ocupa a Palestina, as autoridades religiosas ainda têm uma recompensa nas cabeças dos discípulos, a morte e o mal ainda reinam lá fora. Gradualmente, porém, o choque do reconhecimento dá lugar a uma longa e lenta ressaca de esperança. A transformação dos discípulos ocorre no Pentecostes, algumas semanas depois. Nesse evento o "Espírito de Cristo" desce sobre eles e uma nova consciência amanhece. Jesus não os deixou depois de tudo. Ele está solto, está lá fora, vive neles e em todos os que compõem o "Corpo de Cristo". Incluindo você e eu.
A Páscoa põe a vida de Jesus sob uma nova luz. Para além da Páscoa, penso que é uma tragédia que Jesus morreu jovem depois de alguns breves anos de ministério. Que desperdício para ele sair tão cedo, tendo afetado tão poucos em um canto tão pequeno do mundo. No entanto, vendo aquela mesma vida através da lente da Páscoa, vejo que esse era o plano de Jesus desde o início. Ficou o tempo suficiente para reunir em torno dele seguidores que pudessem levar a mensagem aos outros. Matar Jesus, diz Walter Wink, era como tentar destruir um dente-de-leão soprando na cabeça da semente.
Jesus deixou poucos traços de si mesmo na Terra. Não se casou, estabeleceu-se e começou uma dinastia. Ele não escreveu livros nem panfletos, não deixou nenhum lar ou bens para consagrar em um museu. De fato, não saberíamos nada sobre ele, exceto pelos vestígios que ele deixou em seres humanos. Esse era seu desígnio. O poeta Gerard Manley Hopkins acertou:
Cristo joga em dez mil lugares, 
Adorável em membros, e encantador em olhos não seu 
Para o Pai através das feições dos rostos dos homens.
Como os discípulos, eu nunca sei onde Jesus poderia aparecer, como ele poderia falar comigo, o que ele poderia pedir de mim. A Páscoa deixou Jesus solto - em nós.
Philip Yancey é autor de vários livros, incluindo "O Jesus que eu nunca conheci" e "O que é tão incrível sobre a graça?" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR ONDE ANDA ?BARROS DE ALENCAR

BARROS DE ALENCAR POR ONDE ANDA ? Atualmente está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta o quadro "Momento Barros de Alencar". BREVE HISTÓRICO: Comunicador, radialista, cantor e apresentador de TV. Paraíbano da cidade de Uiraúna, nasceu no dia 5 de agosto. Começou na Rádio Borburema, em Campina Grande - PB. Depois passou por Recife, Fortaleza e Belo Horizonte até chegar a cidade de São Paulo. Na Capital paulista passou pela antiga Rádio Tupi de São Paulo, Record e América. Na década de 80, comandou seu programa na TV Record, levando ao ar os grande sucessos musicais da época.

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda