Pular para o conteúdo principal

Como oferecer empatia para alguém que está muito doente


Como oferecer empatia para alguém que está muito doente


Numa sociedade que preza pela simpatia artificial, poucos sabem na prática o que é empatia.
Alguém que está sofrendo com uma enfermidade não necessita de selfies ou frases feitas, mas de empatia e compreensão. Necessita de alguém que esteja ali caso ela queira se abrir para compartilhar seus medos, angústias ou esperanças. Alguém que entendendo a situação de quem está doente e da família possa agir a moda de tornar a vida deles melhor nesse momento.
Eu sempre tive dificuldades sobre como lidar e o que conversar com quem está doente. A simples frase que utilizamos em quase todas as nossas conversas como “oi, tudo bem com você?” parece que fica vazia de sentido quando você vai cumprimentar alguém que mal está conseguindo se mexer na cama de hospital.
Nas minhas pesquisas online encontrei alguns artigos e projetos que podem trazer alguma luz para quem está perdido em um momento como esse. No último ano meu padrinho enfrentou um câncer de fígado e nossas conversas no hospital também me inspiraram a escrever. Espero que as informações que vou sintetizar aqui te ajudem a se tornar um companhia mais agradável para alguém que esteja enfermo.
Pesquisando online, encontrei o projeto de uma artista chamada Emily McDowell, que logo depois de se curar do câncer criou uma série de “cartões da empatia” com as mensagens que ela desejava ter recebido enquanto fazia seu tratamento.
Para ela, pior que os dolorosos tratamentos eram as mensagens de condolências que recebia dos parentes e amigos. Ela então criou cartões com mensagens que os pacientes verdadeiramente gostariam de escutar, veja alguns deles:

Como oferecer empatia para alguém que está muito doente?

carolinanalon.com/como-oferecer-empatia-para-alguem-que-esta-muito-doente/
11 de jan de 2016 - Alguém que está sofrendo com uma enfermidade não necessita de selfies ou frases feitas, mas de empatia e compreensão. Necessita de alguém que esteja ali caso ela queira se abrir para compartilhar seus medos, angústias ou esperanças. Alguém que entendendo a situação dequem está doente e da ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES

MULHER ENTRA NUA EM CABINE DA PM E CONSTRANGE POLICIAIS MILITARES EM MANAUS Portal do Holanda

Povos indígenas no estado de Rondônia, fotos inéditas dos índios isolados do Acre

Povos indígenas no estado de Rondônia
Aikanã, Ajuru, Amondawa, Arara, Arikapu, Ariken, Aruá, Cinta Larga, Gavião, Jabuti, Kanoê, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Koiaiá, Kujubim, Makuráp, Mekén, Mutum, Nambikwara, Pakaanova, Paumelenho, Sakurabiat, Suruí, Tupari, Uru Eu Wau Wau, Urubu, Urupá
1-Povo Uru-Eu-Wau-Wau
A população da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é composta por vários subgrupos, como: Jupaú, Amondawa e Uru Pa In. Encontram-se distribuídos em 6 aldeias, nos limites da Terra Indígena, por questões de proteção e vigilância. Além destas etnias, há presença de índios isolados como os Parakuara e os Jurureís.
Os Jupaú traduzem sua autodenominação como "os que usam jenipapo". A denominação "Uru-eu-wau-wau" foi dada aos Jupaú pelos índios Oro-Uari.
Muitos foram os nomes atribuídos aos Uru-Eu-Wau-Wau. As denominações Bocas-Negras, Bocas-Pretas, Cautários, Sotérios, Cabeça-Vermelha, são encontradas na historiografia e estão relacionadas ao espaço geográfico ou a se…

Loteria dos EUA sorteia prêmio de US$ 1,5 bilhão nesta quarta

Loteria dos EUA sorteia prêmio de US$ 1,5 bilhão nesta quarta Valor está acumulado desde novembro, quando último ganhador saiu.
Prêmio é o maior da história da Powerball. Da Reuters FACEBOOK